The Prime Tamandaré Rua 5, n.691, Sala 202,Setor Oeste, Goiânia/GO CEP: 74333-230

8:00 am - 18:00 pm
Seg a Sex

Por que você deve se exercitar após a cirurgia bariátrica?

Por que você deve se exercitar após a cirurgia bariátrica?

Por que você deve se exercitar após a cirurgia bariátrica?

Por que você deve se exercitar após a cirurgia bariátrica? A cirurgia bariátrica é uma ferramenta poderosa para perda de peso, mas não é uma cura milagrosa.

Para experimentar a melhor vida após a cirurgia bariátrica , você precisará se comprometer com uma dieta saudável e um regime consistente de exercícios para maximizar sua perda de peso.

A boa notícia é que o exercício após a cirurgia para perda de peso traz muitos benefícios.

Benefício do exercício nº 1: o tipo certo de perda de peso

O exercício pode ajudá-lo a perder mais peso e mantê-lo após a cirurgia.

De acordo com uma meta-análise de estudos sobre o assunto pelos Institutos Nacionais de Saúde , os pacientes de cirurgia para perda de peso que se exercitaram viram seu Índice de Massa Corporal (IMC) cair 4,2% a mais do que aqueles que não o fizeram.

Quando você perde peso, seu corpo naturalmente elimina gordura e músculo. É importante se exercitar após a cirurgia bariátrica para que você possa preservar sua massa muscular magra.

Dessa forma, você manterá músculos suficientes para se manter saudável.

Benefício do exercício nº 2: ajuda você a se sentir incrível

O exercício também pode ajudá-lo a ter mais energia e se sentir melhor.

Muitos de nossos pacientes dizem que não querem apenas perder peso; eles querem poder caminhar, correr 5 km ou brincar com seus netos.

Se esse é o seu objetivo, exercitar-se regularmente após a cirurgia para perda de peso pode ajudá-lo a chegar lá.

O exercício regular pode fortalecer o coração e os ossos, melhorar o açúcar no sangue, melhorar o sistema imunológico para que você tenha menos probabilidade de ficar doente e facilitar as atividades cotidianas, como fazer compras.

Há também evidências de que o exercício pode melhorar sua função mental e saúde.

Benefício do Exercício nº 3: Saúde Mental

O exercício produz endorfinas que ajudam a combater a ansiedade e a depressão.

O tempo após a cirurgia pode ser difícil para muitos pacientes. Muitas pessoas o desprezam se você sofre de obesidade, e isso pode deixar cicatrizes emocionais.

Algumas pessoas se sentem sozinhas após a cirurgia, mas existem fortes grupos de apoio para ajudá-lo a lidar com suas emoções após a cirurgia, além dos familiares.

Contudo, o exercício pode te ajudar a se sentir melhor,  cria mais fluxo sanguíneo para o cérebro, quebra as espirais descendentes do cérebro em depressão e ansiedade e produz endorfinas que ajudam a regular e melhorar seu humor.

Por que você deve se exercitar após a cirurgia bariátrica?

Você deverá consultar seu cirurgião e sua equipe de perda de peso para elaborar um plano de exercícios pós-cirurgia bariátrica feito sob medida para você.

Após a cirurgia, existem três áreas principais nas quais você deve se concentrar quando se trata de exercícios.

  1. Treinamento de força
  2. Flexibilidade
  3.  Cardio

Cardio: queimando calorias e dando mais energia

O exercício cardio aeróbico regular (ou “cardio”) tem muitos benefícios. Pode dar-lhe mais energia e ajudá-lo a dormir melhor. 

Nossos corpos são feitos para se mover, e fazer seu sangue bombear bem pode aumentar seu metabolismo e níveis de energia. Também pode ajudá-lo a lidar com a ansiedade e dormir melhor.

Cardio também produz endorfinas, o que pode aumentar sua confiança. Fortalece o coração e os pulmões, aumenta a densidade óssea (o que é importante para evitar a artrite) e também aumenta a nitidez mental e a capacidade de concentração.

Quais são alguns ótimos exercícios cardio bariátricos? Logo após a cirurgia, a caminhada é recomendada, pois diminui as complicações e melhora sua recuperação. É melhor optar por exercícios de baixo impacto.

Treinamento de força: mantendo sua massa muscular magra

O treinamento de força é importante para ajudá-lo a manter sua massa muscular magra. Ao manter sua massa muscular, você também está mantendo o motor de queima de calorias do seu corpo. 

Também ajuda a manter os ossos fortes. O treinamento de força também é ótimo para tonificar e construir músculos, para que você possa ser mais ativo e aproveitar mais a vida.

Quando se trata de treinamento de força, é importante começar devagar.

Flexibilidade: Prevenção de Lesões

O treinamento de flexibilidade é importante para ajudá-lo a evitar se machucar. Se você se sentir dolorido ou tenso após o treino bariátrico, o treinamento de flexibilidade pode ajudar. 

Da mesma forma pode ajudá-lo a evitar se esforçar quando estiver correndo ou levantando pesos.

O que é um ótimo treino de flexibilidade? Alongamento.

Você provavelmente já tentou fazer exercícios antes. Mas após a cirurgia bariátrica, dieta e exercícios são muito mais eficazes para ajudar você a perder peso, mantê-lo e recuperar sua saúde.

Perder peso é um desafio e exige um compromisso intencional. Mas viver com obesidade é mais difícil. Com empenho e dedicação, você pode fazer isso porque merece a vida melhor que está esperando por você. 

 

E aí, entendeu por que você deve se exercitar após a cirurgia bariátrica?

Quer saber mais?
Acompanhe nosso Blog !

Aqui no site e no canal do YouTube Instituto Dr. Paulo Reis você encontra vídeos com respostas para dúvidas frequentes, orientações de pré e pós-operatório e muito mais.

 

Posts Relacionados

Até quando você vai aceitar a obesidade na sua vida ?

Marcar Consulta