The Prime Tamandaré Rua 5, n.691, Sala 202,Setor Oeste, Goiânia/GO CEP: 74333-230

8:00 am - 18:00 pm
Seg a Sex




Diretrizes Dietéticas Após Cirurgia Bariátrica

Nutritionist with healthy fruit, vegetable and measuring tape working, Right nutrition and diet concept

Diretrizes Dietéticas Após Cirurgia Bariátrica

Inicialmente, cumpre dizer que é muito importante seguir as diretrizes  dietéticas recomendadas após a cirurgia bariátrica .

Ainda mais que essas diretrizes foram cuidadosamente elaboradas por seus profissionais de saúde, com o objetivo de limitar a quantidade de calorias que você consome, enquanto fornecem refeições balanceadas, bem como ajudam a prevenir deficiências nutricionais e preservar o tecido muscular.

Essa nova maneira de comer pode parecer esmagadora no início, mas com o tempo, a maioria dos pacientes descobre que as orientações se tornam uma parte inconsciente de sua rotina diária.

Diretrizes Gerais Dietéticas Após Cirurgia Bariátrica

  • Coma refeições equilibradas com pequenas porções.
  • Siga uma dieta baixa em calorias, gorduras e doces.
  • Mantenha um registro diário de suas porções de alimentos e de sua ingestão de calorias e proteínas.
  • Coma devagar e mastigue bem pequenos pedaços de comida.
  • Evite arroz, pão, vegetais crus e frutas frescas, bem como carnes que não são facilmente mastigadas, como carne de porco e bife. As carnes moídas são geralmente mais bem toleradas.
  • Não use canudos, não beba bebidas gaseificadas ou mastigue gelo. Eles podem introduzir ar em sua bolsa e causar desconforto.
  • Evite açúcar, alimentos e bebidas que contenham açúcar, doces concentrados e sucos de frutas.
  • Nos primeiros dois meses após a cirurgia, sua ingestão calórica deve estar entre 300 e 600 calorias por dia, com foco em líquidos finos e espessos.
  • A ingestão calórica diária não deve exceder 1.000 calorias.

Fluidos

  • Beba água extra e líquidos de baixa caloria ou sem calorias entre as refeições para evitar a desidratação. Todos os líquidos devem ser isentos de cafeína.
  • Beba cerca de 1 xícara de líquido entre cada pequena refeição, seis a oito vezes ao dia.
  • Recomendamos beber pelo menos 2 litros (64 onças ou 8 xícaras) de líquidos por dia. Gradualmente, você será capaz de atingir essa meta.
  • Alertamos fortemente contra o consumo de qualquer bebida alcoólica. Após a cirurgia, o álcool é absorvido em seu sistema muito mais rapidamente do que antes, tornando seus efeitos sedativos e alteradores de humor mais difíceis de prever e controlar.

Proteína

Preservar o tecido muscular comendo alimentos ricos em proteínas. Logo,  alimentos ricos em proteínas incluem como ovos, carnes, peixes, frutos do mar, atum, aves, leite de soja, tofu, queijo cottage, iogurte e outros produtos lácteos. Seu objetivo deve ser um mínimo de 65 a 75 gramas de proteína por dia. Não se preocupe se você não conseguir atingir esse objetivo nos primeiros meses após a cirurgia.

Suplementos

Você deve tomar os seguintes suplementos diariamente para evitar deficiências nutricionais. Lembre-se de que todas as pílulas devem ser esmagadas ou cortadas em seis a oito pedaços pequenos. Você não é capaz de absorver pílulas inteiras tão bem quanto antes da cirurgia, e pode ser difícil para as pílulas passarem pela sua nova anatomia.

Multivitaminas

Tome um suplemento multivitamínico e mineral mastigável de alta potência que contenha um mínimo de 18 mg de ferro, 400 mcg de ácido fólico, selênio, cobre e zinco. As marcas que contêm essa fórmula incluem os multivitamínicos mastigáveis ​​Trader Joe’s e Centrum Adult. Tome dois comprimidos por dia durante pelo menos três meses após a cirurgia e depois um comprimido por dia para toda a vida.

Suplemento de Cálcio

Tome 1.200 a 2.000 mg de cálcio diariamente para prevenir a deficiência de cálcio e doenças ósseas. Para aumentar a absorção, tome o cálcio em duas a três doses divididas ao longo do dia – por exemplo, um suplemento de 500 a 600 mg tomado três vezes ao dia. O citrato de cálcio é a forma preferida de cálcio.

Suplemento de Vitamina D

Tome um total de 800 a 1.000 Unidades Internacionais (UIs) de vitamina D por dia. Esta quantidade total deve ser tomada em doses divididas de 400 a 500 UI duas vezes ao dia. A vitamina D deve ser tomada com o seu suplemento de cálcio. Se preferir, você pode tomar um suplemento combinado de cálcio e vitamina D para evitar tomar vários comprimidos, desde que contenha as dosagens adequadas.

Suplemento de Vitamina B 12

Tome 500 mcg de vitamina B diariamente. Pode ser tomado como um comprimido ou em formas sublinguais colocadas sob a língua.

Outros Suplementos

Alguns pacientes precisam de suplementos adicionais de ácido fólico ou ferro, principalmente mulheres que ainda estão menstruadas. Seu nutricionista discutirá isso com você.

Progressão da dieta após a cirurgia bariátrica

Imediatamente após a cirurgia, você começará com uma dieta líquida clara. Você pode gradualmente começar a adicionar líquidos mais espessos à sua dieta após receber alta do hospital.

Duas semanas após a cirurgia, você pode progredir para alimentos misturados e purês. Você pode usar bebidas ou pós líquidos com alto teor de proteína (mais de 20 gramas de proteína), baixo teor calórico (menos de 200 calorias) ou pós para atender às suas necessidades de proteína durante esse período.

É importante saber que após a cirurgia, o tamanho do seu estômago é muito pequeno – menos de 1/4 de xícara, ou aproximadamente do tamanho de um ovo. A abertura que permite que os alimentos saiam do estômago também é muito estreita. Por esta razão, é importante tomar apenas dois a três goles ou mordidas de cada vez de qualquer novo alimento e depois esperar 10 minutos antes de tomar mais. Isso irá ajudá-lo a aprender seus limites e tolerância. Líquidos vão esvaziar mais rápido do seu estômago do que sólidos macios.

Se você comer demais ou comer muito rapidamente, poderá sentir náusea ou dor. Você deve evitar líquidos ricos e cremosos, como molhos, molhos e sorvetes.

Dieta no Hospital

Você receberá líquidos claros, como sucos, gelatina e caldo como sua primeira refeição após a cirurgia. Suco e gelatina têm alto teor de açúcar, mas suas porções serão muito pequenas nesta fase. Aumente gradualmente a quantidade que você bebe em cada refeição, conforme puder tolerar.

Dieta para as duas primeiras semanas pós-cirurgia

Você começará a adicionar líquidos mais espessos, ricos em proteínas e com baixo teor de gordura e açúcar. (Para exemplos, veja a lista abaixo.) Você pode usar bebidas ou pós líquidos com alto teor de proteína e baixo teor calórico para atender às suas necessidades de proteína durante esse período.

O objetivo é consumir pequenas porções que esvaziem facilmente da sua bolsa. Comece com 1 colher de sopa de porções e aumente para 2 colheres de sopa conforme tolerado. Comece a beber 1/4 xícara de líquido de cada vez e aumente para 1/2 xícara conforme tolerado. Sua ingestão calórica diária não deve exceder 400 calorias.

Também é muito importante manter-se bem hidratado. Beba 1 a 1,5 litros de água ou outros líquidos não calóricos por dia.

Líquidos mais espessos recomendados:

  • Leite desnatado ou 1%, se você pode tolerar o leite
  • Bebidas de baixa caloria sem lactose ou à base de soja
  • Pudim sem açúcar
  • Iogurte sem açúcar e sem gordura
  • Queijo cottage com baixo teor de gordura
  • Sopa à base de caldo misturado ou outras sopas com baixo teor de gordura
  • Cereais quentes refinados com baixo teor de fibras, como creme de arroz ou creme de trigo. Faça-os com líquido extra para criar uma consistência de sopa. Não coma aveia.
  • Bebidas opcionais de suplementos líquidos de alta proteína e baixa caloria (bebidas contendo menos de 200 calorias e mais de 20 gramas de proteína em uma porção de 8 a 11 onças).

Para aumentar sua ingestão de proteínas, adicione 2 colheres de sopa de leite em pó desnatado, substituto de ovo ou ovo em pó, ou outro pó de proteína para cada 1/2 xícara de leite desnatado ou com baixo teor de gordura. Você também pode adicioná-los a sopas, cereais quentes e outros líquidos espessos.

Lembre-se de beber 1 xícara de água ou outros líquidos não calóricos entre as refeições. Tome um suplemento multivitamínico todos os dias.

Dieta para as semanas 2 a 4 pós-cirurgia

Comece adicionando porções muito pequenas de purê e alimentos macios conforme tolerado. Dê pequenas mordidas e mastigue tudo muito bem. Não dê mais de duas mordidas a cada 20 minutos ao adicionar um novo alimento.

Alimentos purés e macios recomendados:

  • molho de maçã
  • Iogurte
  • Queijo tipo cottage
  • Legumes em puré bem cozinhados
  • Cereais quentes
  • Purê de batata
  • Macarrão
  • Claras de ovo mexidas ou substituto de ovo
  • Frutas enlatadas
  • Conservas de atum
  • Peixe magro
  • tofu
  • Carnes moídas magras ou aves

Analogamente, evite todos os pães e carnes que não são fáceis de mastigar.

Plano de refeições recomendado para duas a oito semanas até dois meses após a cirurgia

Neste momento, sua ingestão calórica provavelmente não será superior a 500 calorias por dia, divididas em seis a oito pequenas refeições. Os tamanhos de porções recomendados são 1/4 xícara para sólidos e 1/2 xícara para líquidos.

Menu de amostra  de diretrizes Dietéticas Após Cirurgia Bariátrica

Este menu de amostra inclui diferentes alimentos que são seguros para você comer. Você pode ajustar o menu de acordo com seus gostos e tolerância.

Café da manhã
1/4 xícara de cereal quente feito com leite desnatado

Meio da manhã
1/2 xícara de leite desnatado*

Fim da Manhã
Duas claras de ovos mexidos

Almoço
1/2 xícara de sopa de macarrão de frango com baixo teor de gordura

Meio da tarde
1/4 xícara de queijo cottage com baixo teor de gordura

Fim de tarde
1/4 xícara de iogurte desnatado sem açúcar

Jantar
2 onças de carne moída magra
1/4 xícara de purê ou legumes bem cozidos

Lanche para dormir
1/4 xícara de leite desnatado

* Adicione 1 colher de sopa de leite em pó desnatado a cada 1/4 de xícara de leite desnatado para obter proteína adicional.

Posteriormente, lembre-se de beber 1 xícara de água ou outros líquidos não calóricos entre as refeições. É importante tomar um suplemento multivitamínico e mineral todos os dias, além de ferro adicional, se necessário, e suplementos de cálcio e vitamina D duas a três vezes por dia.

Plano de refeições recomendado para dois a seis meses após a cirurgia

Consuma de 900 a 1.000 calorias e pelo menos 65 a 75 gramas de proteína por dia. Para uma ingestão equilibrada de nutrientes, suas porções diárias devem incluir:

  • 3 porções de leite e produtos lácteos (sem gordura e com baixo teor de gordura)
  • três porções de carne ou alternativa de carne (magra e com baixo teor de gordura)
  • 3 porções de amido (limite de pão e arroz)
  • 1 porção de frutas (evite frutas secas e frutas com casca)
  • 2 porções de vegetais (somente bem cozidos)

Os tamanhos de porções recomendados são 1/4 xícara para sólidos e 1/2 xícara para líquidos.

Interrompa a ingestão de bebidas ou pós líquidos com alto teor de proteína, se possível. Recomendamos atender às suas necessidades de proteína com alimentos.

Menu de amostra

Este menu de amostra das diretrizes dietéticas inclui diferentes alimentos que são seguros para você comer. Você pode ajustar o menu de acordo com seus gostos e tolerância.

Café da manhã
1 ovo ou 1/4 xícara de substituto de ovo
1/2 xícara de cereal quente

Meio da manhã
1/2 xícara de leite desnatado

Fim da Manhã
1/2 xícara de melão picado

Almoço
1/2 xícara de sopa de macarrão de galinha com baixo teor de gordura
Dois biscoitos salgados

Meio da tarde
1/4 xícara de queijo cottage com baixo teor de gordura
1/4 xícara de frutas enlatadas embaladas em água ou suco

Fim de tarde
1/2 xícara de iogurte desnatado sem açúcar

Jantar
2 onças de carne magra ou peixe
1/4 xícara de purê de batatas
1/4 xícara de purê ou legumes bem cozidos

Lanche para dormir
1/2 xícara de leite desnatado

Por exemplo, o menu de amostra das Diretrizes Dietéticas Após Cirurgia Bariátrica oferece oito pequenas refeições por dia. Você pode querer comer com mais ou menos frequência, mas certifique-se de comer pelo menos seis vezes por dia.

Lembre-se de beber 1 xícara de água ou outro líquido não calórico entre as refeições. É importante tomar um suplemento multivitamínico e mineral diariamente, além de ferro adicional, se necessário. Além disso, você deve tomar suplementos de cálcio e vitamina D duas a três vezes por dia.

Plano de refeições recomendado para seis meses após a cirurgia e além

  • Continue consumindo de 900 a 1.000 calorias por dia
  • Diminua para três refeições e apenas um a dois lanches por dia
  • Interrompa o consumo de bebidas suplementares líquidas ricas em proteínas
  • Aumentar a variedade de alimentos com baixo teor de gordura, baixo teor de açúcar e baixas calorias, conforme tolerado
  • Evite vegetais crus, frutas frescas com casca, frutas secas, pães, pipoca, nozes e carnes vermelhas apenas se mal toleradas

Diretrizes Dietéticas Após Cirurgia Bariátrica de Longo Prazo

Certamente, com o tempo, você poderá aumentar a variedade e a consistência dos alimentos em sua dieta. Alguns alimentos podem continuar a ser mal tolerados, incluindo carnes vermelhas, frango, pães e frutas e vegetais ricos em fibras. Concentre-se em alimentos com baixo teor de gordura, açúcar e calorias e continue a contar suas calorias todos os dias. Tente atingir suas metas de porção para todos os grupos de alimentos com base no plano de dieta de 900 a 1.000 calorias descrito acima.

Para se manter bem hidratado, beba pelo menos 2 litros de água ou líquidos não calóricos diariamente, a menos que isso seja contraindicado devido a uma condição médica.

 

 

Em conclusão, você tem dúvidas sobre as Diretrizes Dietéticas Após Cirurgia Bariátrica, obesidade, diabetes, cirurgia bariátrica ou cirurgia metabólica?

Aqui no site e no canal do YouTube Instituto Dr. Paulo Reis você encontra vídeos com respostas para dúvidas frequentes, orientações de pré e pós-operatório e muito mais.

 

Posts Relacionados

Até quando você vai aceitar a obesidade na sua vida ?

Marcar Consulta