The Prime Tamandaré Rua 5, n.691, Sala 202,Setor Oeste, Goiânia/GO CEP: 74333-230

8:00 am - 18:00 pm
Seg a Sex




Qualidade de vida após cirurgia bariátrica

Qualidade de vida após cirurgia bariátrica

Qualidade de vida após cirurgia bariátrica

Neste artigo traremos como a qualidade de vida após cirurgia bariátrica pode ser afetada. Confira!

A princípio, um dos tratamentos indicados para combater a obesidade em estado avançado é a cirurgia bariátrica. Por ser uma doença que traz consigo outros problemas associados, com alta perda na qualidade de vida do paciente, coloca-o em estado de risco para desenvolver complicações relacionadas como o diabetes, hipertensão, depressão, doenças cardíacas, insuficiência renal, acidente vascular cerebral (AVC), câncer, entre outras.

Após a cirurgia bariátrica, com a redução do peso e da massa corporal, o impacto na qualidade de vida é significativo. A saúde melhora gradativamente e vai ganhando estabilidade com os cuidados necessários e com o passar do tempo. Portanto, o humor e a autoestima são renovados, e o paciente pode experimentar uma outra maneira de viver.

Novos hábitos

O paciente pós-bariátrica precisa adquirir e manter novos hábitos. Portanto, ser um bariátrico inclui a prática de exercícios físicos, alimentação saudável, acompanhamento médico constante, para cuidados físicos e emocionais.

Dessa forma, é um novo estilo de vida que começa a surgir e vai sendo construído com dedicação no dia a dia. A clínica deve estar preparada para acompanhar a processo de mudança do paciente, com uma equipe multidisciplinar , além do cirurgião bariátrico, o endoscopista e o anestesiologista, outros especialistas como endocrinologista, nutricionista, psicólogo.

Renovação do estado psicológico

É comum em pacientes obesos a presença de baixa autoestima, depressão, entre outras dificuldades emocionais. O acompanhamento psicológico é fundamental desde o início do processo e precisa ser feito durante todas as suas fases.

Afinal, são grandes mudanças, novos desafios. Uma fase de aprendizado de novos hábitos e por isso, ter um bom profissional trabalhando lado a lado vai facilitar todo o processo.

Mudança de vida

Aos poucos o paciente começa a deixar as dificuldades no passado, e uma nova vida cheia de possibilidades vai aparecendo. Com a saúde renovada, começa a realizar atividades que antes acreditava ser impossível, ganha agilidade corporal e o humor se renova apoiado pelo estilo de vida em hábitos saudáveis.

Você tem dúvidas sobre a obesidade, diabetes, cirurgia bariátrica ou cirurgia metabólica? Aqui no site e no canal do YouTube Instituto Dr. Paulo Reis você encontra vídeos com respostas para dúvidas frequentes, orientações de pré e pós-operatório e muito mais.

Texto do Artigo: Dr. Paulo Reis Esselin de Melo

Médico Cirurgião Bariátrico e Cirurgião Geral

Posts Relacionados

Até quando você vai aceitar a obesidade na sua vida ?

Marcar Consulta