The Prime Tamandaré Rua 5, n.691, Sala 202,Setor Oeste, Goiânia/GO CEP: 74333-230

8:00 am - 18:00 pm
Seg a Sex




Preencha todos os campos para calcular

kg
m
Veja a interpretação do IMC
IMCClassificaçãoObesidade (grau)
Menor que 18,5Magreza0
Entre 18,5 e 24,9Normal0
Entre 25,0 e 29,9SobrepesoI
Entre 30,0 e 39,9ObesidadeII
Maior que 40,0Obesidade GraveIII
Seu IMC:

Relação entre Cirurgia bariátrica e Menstruação

Cirurgia bariátrica e menstruação

Relação entre Cirurgia bariátrica e Menstruação

Será que existe alguma relação entre cirurgia bariátrica e menstruação?

A obesidade pode causar irregularidades no fluxo menstrual e até a ausência da menstruação. Isso é motivado por um aumento na quantidade de insulina no organismo, que pode acarretar na chamada Síndrome do Ovário Policístico. Então, após a cirurgia bariátrica, porém, os ciclos hormonais tendem a voltar ao normal e há um aumento de fertilidade. O Dr. Paulo Reis explica que a mulher precisa ficar atenta a seu ciclo menstrual após a cirurgia e evitar a gravidez antes do período seguro.

Atenção!

A recomendação médica é de que a gestação seja adiada de 12 a 18 meses após a cirurgia bariátrica. “A mulher deve procurar seu ginecologista a fim de serem prescritos medicamentos de contracepção eficazes, de longo prazo e de acordo com a técnica cirúrgica empregada, já que medicamentos orais podem ter sua absorção prejudicada”, ensina o médico, alertando que o mais recomendado é optar por procedimentos como DIU hormonal, anel vaginal, implante subcutâneo e medicações Intramusculares.

Portanto, além de evitar a gestação antes do tempo adequado, o controle rigoroso do ciclo menstrual ajuda a mulher a conter as grandes perdas de sangue na menstruação, que ocorrem como consequência da normalização da função ovariana. Esse aumento do fluxo menstrual facilita o surgimento de sintomas relacionados a quadros de anemia, como tontura, mal estar e cansaço. “Esse cenário é facilmente evitável seguindo um acompanhamento regular com o médico, onde será avaliada a necessidade de outros tratamentos, como reposição de ferro”, explica Paulo Reis, avisando que esse fluxo irregular tende à normalidade após alguns meses da cirurgia.
Ficou claro para você a Relação entre Cirurgia bariátrica e Menstruação?

Em suma, você tem dúvidas sobre a obesidade, diabetes, cirurgia bariátrica, cirurgia metabólica e sobre o que comer após a cirurgia bariátrica? Aqui no site e no canal do YouTube Instituto Dr. Paulo Reis você encontra vídeos com respostas para dúvidas frequentes, orientações de pré e pós-operatório e muito mais.

Texto do Artigo: Dr. Paulo Reis Esselin de Melo

Médico Cirurgião Bariátrico e Cirurgião Geral

Posts Relacionados

Até quando você vai aceitar a obesidade na sua vida ?

Marcar Consulta