The Prime Tamandaré Rua 5, n.691, Sala 202,Setor Oeste, Goiânia/GO CEP: 74333-230

8:00 am - 18:00 pm
Seg a Sex




Preencha todos os campos para calcular

kg
m
Veja a interpretação do IMC
IMCClassificaçãoObesidade (grau)
Menor que 18,5Magreza0
Entre 18,5 e 24,9Normal0
Entre 25,0 e 29,9SobrepesoI
Entre 30,0 e 39,9ObesidadeII
Maior que 40,0Obesidade GraveIII
Seu IMC:

Suplementação Proteica Pós-Cirurgia Bariátrica

cropped-whey-protein-1533754965586_v2_1920x1280

Suplementação Proteica Pós-Cirurgia Bariátrica

A cirurgia bariátrica representa atualmente a melhor estratégia para tratamento da obesidade mórbida. Entretanto, a rápida perda de peso que ocorre após a cirurgia vem acompanhada de uma considerável perda de massa muscular, sendo necessária a suplementação proteica pós-cirurgia bariátrica.

A alimentação após o procedimento cirúrgico sofre uma redução bastante considerável.  Nas cirurgias disarsortivas ou mistas há maior deficiência de macro nutrientes, principalmente de proteínas, seja pela menor ingestão ou pela menor absorção. É importante destacar que a necessidade proteica no período pós cirúrgico imediato torna-se ainda maior, pois há maior catabolismo.

Um dos maiores desafios e dificuldades para o paciente é a suplementação proteica pós-cirurgia bariátrica.

Após a cirurgia bariátrica ocorre uma redução na capacidade gástrica; menor produção de ácido clorídrico; menor contato com sucos digestivos e, consequentemente, menor ingestão de alimentos e redução na absorção de nutrientes. Alguns pacientes ainda apresentam intolerância a alimentos proteicos (carnes, ovos, leite e derivados), comprometendo a ingestão recomendada.

A melhor opção para atingirmos esta recomendação, é o uso de suplementos proteicos, pois a quantidade de proteína ingerida só através das refeições é muito baixa, principalmente nos primeiros 6 meses de pós-operatório.

Portanto, recomenda-se o consumo de, aproximadamente, 60g por dia de suplemento proteico para complementar a quantidade ingerida pela alimentação.

 

Benefícios do Whey Protein

O Whey Protein, em comparação a outros suplementos, é a opção de melhor absorção e a que promove maior saciedade por possui maior teor de aminoácidos de cadeia ramificada (importantes para prevenir a degradação do tecido muscular). Alguns estudos também destacam que o consumo de whey tem efeito estimulante do sistema imunológico.

Um aspecto importante a ser avaliado é o tipo de Whey que será utilizada. O Whey protein isolado é mais puro e concentrado, contêm 90% ou mais de proteína, pouca ou nenhuma lactose e gorduras. O Whey Protein concentrado possui entre 29% e 89% de proteína, dependendo do fabricante. A medida em que a concentração de proteína diminui, aumenta a de gorduras e/ou lactose.

A escolha do tipo de suplemento proteico irá depender do objetivo do paciente, poder aquisitivo e palatabilidade. O Whey protein, em comparação aos outros suplementos, é o de melhor absorção, fácil digestibilidade, possui maior teor de aminoácido de cadeia ramificada (importante para prevenir degradação do tecido muscular) e é um bom estimulante do sistema imunológico.

Dicas para variar a suplementação de proteína:

  • Incluir na alimentação iogurtes, leite e bebidas lácteas com maior teor proteico, que podem ajudar a adequar a quantidade diária recomendada.
  • Misturar Whey protein neutro/sabor baunilha com frutas cítricas (maracujá, abacaxi, limão), manga, morango, ameixa. Pode adicionar iogurte ou leite desnatado, leite vegetal (aveia, arroz, castanha).
  • Bater num mix frutas congeladas (morango, manga, banana, kiwi) com whey protein neutro ou baunilha. Pode adicionar iogurte/ leite desnatado/ leite vegetal.
  • Bater num mix iogurte/ leite desnatado/ leite vegetal com gelatina diet pronta e whey protein neutro/ baunilha.
  • Adicionar crisps de proteína por cima das refeições salgadas, frutas e iogurtes desnatados.

Portanto, cabe lembrar de que a dose recomendada de vitaminas deve ser prescrita pelo nutricionista que já acompanha o paciente em todo processo cirúrgico.

Você tem dúvidas sobre a obesidade, diabetes, cirurgia bariátrica, cirurgia metabólica e sobre o que comer após a cirurgia bariátrica? Aqui no site e no canal do YouTube Instituto Dr. Paulo Reis você encontra vídeos com respostas para dúvidas frequentes, orientações de pré e pós-operatório e muito mais.

 

Dr Paulo Reis Esselin de Melo

Posts Relacionados

Até quando você vai aceitar a obesidade na sua vida ?

Marcar Consulta