The Prime Tamandaré Rua 5, n.691, Sala 202,Setor Oeste, Goiânia/GO CEP: 74333-230

8:00 am - 18:00 pm
Seg a Sex




Preencha todos os campos para calcular

kg
m
Veja a interpretação do IMC
IMCClassificaçãoObesidade (grau)
Menor que 18,5Magreza0
Entre 18,5 e 24,9Normal0
Entre 25,0 e 29,9SobrepesoI
Entre 30,0 e 39,9ObesidadeII
Maior que 40,0Obesidade GraveIII
Seu IMC:

Requisitos para realização da cirurgia bariátrica

Requisitos para realização da cirurgia bariátrica

Requisitos para realização da cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica revolucionou a Medicina, no que se refere ao tratamento da obesidade. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), o Brasil é o segundo país que mais realiza esse procedimento no mundo. Porém, diferentemente do que muitos imaginam, não é um tratamento que está disponível para todas as pessoas. Para estar apto a realizá-la, é preciso preencher alguns requisitos. Neste artigo, trazemos mais informações sobre o procedimento e os requisitos para realização da cirurgia bariátrica. Confira!

O que é a cirurgia bariátrica?

A cirurgia de redução de estômago, como é chamada, tem por objetivo tratar a obesidade mórbida ou grave e as doenças adquiridas em função dela.

Sendo assim, já é possível perceber que não é uma alternativa estética para o emagrecimento, pois se trata de um procedimento de alta complexidade e exige que haja acompanhamentos pré e pós-operatório. Na comunidade médica, essa cirurgia é chamada de gastroplastia.

A gastroplastia é regulamentada pela resolução n. 1.942/2010 do Conselho Federal de Medicina (CFM) que, entre outras coisas, autoriza a execução de quatro tipos de técnicas de cirurgia bariátrica. São elas:

  • Bypass gástrico: é o tipo mais realizado no Brasil. Essa cirurgia é baseada no grampeamento do estômago do paciente e no desvio do trânsito do intestino. Portanto, como consequência dessa diminuição, o indivíduo sente menos fome e vontade de se alimentar.
  • Gastrectomia vertical: consiste em diminuir 70% do tamanho do estômago, transformando-o em um tubo e reduzindo a presença de grelina, o hormônio do apetite.
  • Derivação biliopancreática: é a junção do método sleeve com o bypass gástrico. O paciente tem 85% do seu estômago retirado e o seu intestino é desviado. Portanto, essa técnica é indicada para pacientes que possuam um grau elevado de obesidade.
  • Banda gástrica ajustável: consiste na colocação de um dispositivo de silicone no início do estômago. Esse objeto é conectado a um reservatório no qual é injetado água destilada para estreitar ainda mais o órgão ou para aliviá-lo.

Quais são os requisitos para realizar a cirurgia?

Outra orientação regulamentada por essa resolução do CFM foi o estabelecimento de pré-requisitos para a realização da cirurgia bariátrica e a necessidade de o paciente preenchê-los.

De acordo com o anexo desse documento, os requisitos essenciais para que o paciente possa realizar a gastroplastia são:

  1. Ter o Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40 kg/m².
  2. Possuir comorbidades que ameaçam a sua vida, tais como apneia do sono, diabetes tipo 2, hipertensão arterial, dislipidemia, doença coronariana e osteoartrites e ter o IMC maior que 35 kg/m².
  3. Ser maior de 18 anos.
  4. Se for idoso ou de idade entre 16 a 18 anos, pode ser operado desde que sejam tomados alguns cuidados especiais e o risco/benefício seja positivo.
  5. Estar com a obesidade estabelecida, após a realização de tratamentos clínicos insatisfatórios por, no mínimo, dois anos.
  6. Não ser usuário de drogas ilícitas e alcoólatra.
  7. Não ter diagnóstico de quadros psicóticos, demências graves ou moderadas.
  8. Haver o entendimento médico de que o paciente e seus familiares estão cientes dos riscos e das mudanças de hábitos inerentes a um procedimento de grande porte sobre o tubo digestivo e da necessidade de acompanhamento pós-operatório de longo prazo por uma equipe multidisciplinar.

Atendo aos pré-requisitos, e agora?

A partir do preenchimento de todos esses requisitos, o próximo passo será a realização dos exames pré-operatórios. Então, devido à alta complexidade da cirurgia de redução de estômago, é necessário que haja especialistas de diferentes áreas envolvidos no procedimento.

Em geral, a equipe multidisciplinar é composta de cirurgião especialista, endocrinologista, nutricionista e psicólogo. Você tem interesse em realizar a cirurgia bariátrica? Portanto, procure um médico especializado no assunto para saber se está apto ao procedimento.

Em suma, você tem dúvidas sobre a obesidade, diabetes, cirurgia bariátrica, cirurgia metabólica e sobre o que comer após a cirurgia bariátrica? Aqui no site e no canal do YouTube Instituto Dr. Paulo Reis você encontra vídeos com respostas para dúvidas frequentes, orientações de pré e pós-operatório e muito mais.

Texto do Artigo: Dr. Paulo Reis Esselin de Melo

Médico Cirurgião Bariátrico e Cirurgião Geral

CRM-GO 9595

Posts Relacionados

Até quando você vai aceitar a obesidade na sua vida ?

Marcar Consulta