The Prime Tamandaré Rua 5, n.691, Sala 202,Setor Oeste, Goiânia/GO CEP: 74333-230

8:00 am - 18:00 pm
Seg a Sex




Preencha todos os campos para calcular

kg
m
Veja a interpretação do IMC
IMCClassificaçãoObesidade (grau)
Menor que 18,5Magreza0
Entre 18,5 e 24,9Normal0
Entre 25,0 e 29,9SobrepesoI
Entre 30,0 e 39,9ObesidadeII
Maior que 40,0Obesidade GraveIII
Seu IMC:

Qual é o profissional que realiza a cirurgia bariátrica?

Medical Team Performing Surgical Operation in Modern Operating Room

Qual é o profissional que realiza a cirurgia bariátrica?

cirurgia bariátrica é um tipo de cirurgia na qual o sistema digestivo é alterado com o objetivo de diminuir a quantidade de comida tolerada pelo estômago ou para modificar o processo natural de digestão, de forma a reduzir drasticamente a quantidade de calorias absorvidas, facilitando a perda de peso. E nest post, iremos abordar sobre qual é o profissional que realiza a cirurgia bariátrica.

QUAL O PROFISSIONAL INDICADO PARA REALIZAR A CIRURGIA BARIÁTRICA?

Você sabe qual é o profissional que realiza a cirurgia bariátrica?

O profissional que realiza a cirurgia bariátrica é o cirurgião bariátrico, devendo ser um especialista em cirurgia geral ou cirurgia do aparelho digestivo com título de especialista em Cirurgia Bariátrica.

Obrigatoriamente, o cirurgião deve ter certificados oficiais atestando sua competência, estar em ordem com o Conselho Regional de Medicina, com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, com o Colégio Brasileiro de Cirurgiões ou com o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva. Só assim será possível concluir que o profissional realmente está em conformidade com a lei e possui os requisitos básicos para realização do procedimento cirúrgico.

A escolha do médico deve passar por alguns crivos. É recomendado a  verificação das credenciais do especialista no Conselho Regional de Medicina, na Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) ou no Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva. Outros pontos a considerar são: reputação do médico e da clínica onde trabalha, a opinião de outros pacientes e os resultados que já obteve

Além do médico cirurgião, ele contará com a ajuda de mais dois cirurgiões auxiliares, o médico anestesiologista, enfermeiros e técnicos de enfermagem e instrumentador cirúrgico.

Além disso, outras questões devem ser avaliadas. Busque, por exemplo, informações com outros pacientes que já passaram pelo procedimento com o mesmo médico e entenda se eles estão satisfeitos. Uma boa maneira de se informar é participando de reuniões, de grupos de apoio e perguntando as opiniões sobre os cirurgiões.

Outra informação importante e delicada é a taxa de mortalidade. Ainda que seja um tanto quanto difícil obter estatísticas precisas, cirurgiões respeitados são, geralmente, honestos quanto a esse assunto.

 

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

Existem ainda outros profissionais que podem auxiliar na recuperação após a cirurgia bariátrica.

Um desses profissionais é o fisioterapeuta. A fisioterapia tem grande importância na assistência desses pacientes. Atuando do pré ao pós-operatório da cirurgia bariátrica, tanto a fisioterapia respiratória quanto a motora são fundamentais para recuperação do paciente, tendo como meta prevenir, reabilitar, minimizar e solucionar possíveis complicações.

O auxílio do fonoaudiólogo no pré-operatório da cirurgia bariátrica vem sendo cada dia mais requerido, pois este avalia e orienta o paciente a fim de evitar episódios de vômitos, refluxos e engasgos, passando maior segurança. No pós-operatório a maioria dos pacientes neste quadro precisa aprender a mastigar.

O educador físico também é de suma importância. Em geral, a prática atividade física no pré-operatório melhora a aptidão cardiorrespiratória, de modo que a chance de complicações seja drasticamente reduzida. Além disso, os exercícios melhoram a cicatrização, a recuperação pós-operatória e ajuda a manter o peso adequado.

Após a cirurgia, se for necessário realizar uma cirurgia reparadora, o cirurgião plástico também poderá contribuir para o bem estar do paciente.

Bons profissionais são essenciais para o sucesso da cirurgia bariátrica, com uma equipe multidisciplinar  sua cirurgia será de sucesso.

 

Em suma,  você tem dúvidas sobre a obesidade, diabetes, cirurgia bariátrica, cirurgia metabólica e sobre o médico que realiza uma cirurgia? Aqui no site e no canal do YouTube Instituto Dr. Paulo Reis você encontra vídeos com respostas para dúvidas frequentes, orientações de pré e pós-operatório e muito mais.

 

 

 

Dr. Paulo Reis
Médico Cirurgião Bariátrico e Cirurgião Geral

CRM-GO 9595

Posts Relacionados

Até quando você vai aceitar a obesidade na sua vida ?

Marcar Consulta