The Prime Tamandaré Rua 5, n.691, Sala 202,Setor Oeste, Goiânia/GO CEP: 74333-230

8:00 am - 18:00 pm
Seg a Sex




Preencha todos os campos para calcular

kg
m
Veja a interpretação do IMC
IMCClassificaçãoObesidade (grau)
Menor que 18,5Magreza0
Entre 18,5 e 24,9Normal0
Entre 25,0 e 29,9SobrepesoI
Entre 30,0 e 39,9ObesidadeII
Maior que 40,0Obesidade GraveIII
Seu IMC:

Qual é o IMC para a cirurgia bariátrica?

Qual é o IMC para a cirurgia bariátrica?

Qual é o IMC para a cirurgia bariátrica?

Toda cirurgia, mesmo a mais superficial, apresenta riscos e benefícios específicos. E com a bariátrica não é diferente: considerada uma cirurgia eficaz para a redução de peso, ela possui indicações claras em relação à sua elegibilidade. Por essa razão, deve-se ter sempre em mente a recomendação sobre o grau de obesidade e o IMC indicado para a cirurgia bariátrica.

Portanto, esse procedimento pode ser considerado uma grande possibilidade de perda de peso na obesidade. Com ela, é possível atingir níveis de emagrecimento que não são, de outra maneira, acessíveis. Contudo, devido aos seus efeitos no organismo, a cirurgia bariátrica deve, portanto, ser avaliada conforte recomendado nas diretrizes oficiais.

Qual o grau de obesidade para bariátrica?

Para que você compreenda a indicação formal da cirurgia, é importante estar familiarizado com o IMC. A sigla significa Índice de Massa Corporal, e é facilmente calculado ao dividirmos o peso pela altura ao quadrado. Por meio desse valor, é dado o diagnóstico de obesidade, assim como sua classificação.

Um IMC maior ou igual a 25kg/m² e inferior a 30kg/m² caracteriza o estado de sobrepeso. Nessa categoria, o indivíduo não está obeso, mas também não está com o peso ideal. O tratamento recomendado para essa faixa não inclui a gastroplastia (cirurgia bariátrica), sendo então reservada a casos mais graves.

Portanto, qual é o IMC para a cirurgia bariátrica?

O grau de obesidade para bariátrica, segundo a recomendação formal, é o grau III. Obesidade grau II também pode prosseguir à operação caso haja comorbidades graves; dentre estas estão a pressão alta, o diabetes, o colesterol alto, distúrbios osteoarticulares e a apneia do sono, entre outras.

E ENTÃO, QUEM PODE FAZER A CIRURGIA BARIÁTRICA?

Em relação a cirurgia bariátrica, estão aptos a fazer pacientes com IMC acima de 40 kg/m² , independentemente da presença de comorbidades; IMC entre 35 e 40 kg/m² na presença de comorbidades; IMC entre 30 e 35 kg/m² na presença de comorbidades que tenham obrigatoriamente a classificação “grave” por um médico especialista na respectiva área da doença.

Qual idade recomendada para fazer a cirurgia bariátrica?

A idade também é fator a ser analisado. Pacientes entre 18 e 65 anos não têm restrição e pacientes acima de 65 anos deverão passar por uma avaliação individual.

Portanto, em pacientes com menos de 16 anos, o Consenso Bariátrico recomenda que a operação deve ser consentida pela família ou responsável legal e estes devem acompanhar o paciente no período de recuperação.

E em relação ao tempo da doença?

Deve-se presentar IMC estável há pelo menos 2 anos e comorbidades em faixa de risco, além de ter realizado tratamentos convencionais prévios. E além disso, ter tido insucesso ou recidiva do peso, verificados por meio de dados colhidos do histórico clínico do paciente.

Para mais informações clique aqui.

Você tem dúvidas sobre a obesidade, diabetes, cirurgia bariátrica, cirurgia metabólica, dietas? Aqui no site e no canal do YouTube Instituto Dr. Paulo Reis você encontra vídeos com respostas para dúvidas frequentes, orientações de pré e pós-operatório e muito mais.

Dr. Paulo Reis Esselin de Melo
CREMEGO – 9595
Especialista em Cirurgia Bariátrica .

Posts Relacionados

Até quando você vai aceitar a obesidade na sua vida ?

Marcar Consulta