The Prime Tamandaré Rua 5, n.691, Sala 202,Setor Oeste, Goiânia/GO CEP: 74333-230

8:00 am - 18:00 pm
Seg a Sex




Preencha todos os campos para calcular

kg
m
Veja a interpretação do IMC
IMCClassificaçãoObesidade (grau)
Menor que 18,5Magreza0
Entre 18,5 e 24,9Normal0
Entre 25,0 e 29,9SobrepesoI
Entre 30,0 e 39,9ObesidadeII
Maior que 40,0Obesidade GraveIII
Seu IMC:

Por que fazer cirurgia bariátrica?

Por que fazer cirurgia bariátrica?

Por que fazer cirurgia bariátrica?

Você sabe o que é e como funciona uma cirurgia bariátrica? Neste artigo, esclarecemos algumas dúvidas importantes sobre este procedimento que, muitas vezes, é a indicação para pacientes que sofrem de problemas relacionados à obesidade.

A obesidade está associada ao desenvolvimento de doenças, as chamadas comorbidades, à diminuição da qualidade de vida e ao aumento no risco de morte precoce daqueles que sofrem com o excesso de peso.

Reeducação alimentar e exercícios físicos são os tratamentos iniciais indicados mas, quando o paciente não consegue atingir o objetivo e seu volume corporal oferece riscos à sua saúde então, a cirurgia bariátrica pode ser a solução.

São considerados obesos indivíduos com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30, no entanto, e há diferentes graus de obesidade: de 30 a 34,9 – obesidade grau I; entre 35 e 39,9 – obesidade grau II e acima de 40 – obesidade grau III. Portanto, aqueles que já atingiram o grau III ou estão no grau II, mas apresentam comorbidades, são casos em que a cirurgia é indicada.

O que eu devo saber antes de fazer a cirurgia?

A cirurgia bariátrica deve ser combinada a um plano de tratamento abrangente para manter a perda de peso em longo prazo e ajudar na recuperação da saúde. A intervenção impõe mudanças significativas nos hábitos alimentares do paciente que então deve ser acompanhado por uma equipe médica multidisciplinar, durante e após a intervenção cirúrgica.

Muitas vezes, o acompanhamento psicológico e o apoio da família são aconselháveis em todas as fases do processo.

E então, por que fazer cirurgia bariátrica?

Basicamente, a cirurgia bariátrica é um procedimento que promove uma alteração na anatomia do sistema digestivo. Pode ser feita somente a diminuição do tamanho do estômago ou a diminuição somada a um desvio do trânsito intestinal.

São muitos os benefícios da cirurgia, tais como:

  • Perda de peso considerável

    Esse é o fator que irá desencadear todos os outros benefícios. E aqui é interessante notar a quebra do ciclo vicioso de emagrecer e ganhar peso, ajudando o paciente a manter a perda em longo prazo.

  • Melhora e remissão do diabetes tipo 2

    Após a cirurgia, grande parte dos pacientes consegue manter o nível de glicemia controlado e, muitas vezes, para de tomar remédios indo contra o que se pensava no passado, que o diabetes era uma doença progressiva e incurável.

  • Redução do risco de morte

    A remissão de doenças associadas e a diminuição do risco de desenvolver alguma comorbidade é um fato marcante nos benefícios da cirurgia. Há redução da ocorrência de hipertensão, diabetes, problemas cardíacos, desgaste precoce de articulações, melhoria do sono, entre outros. Portanto, a qualidade de vida e de saúde melhoram, garantindo longevidade.

  • Diminuição do uso de remédios

    Indivíduos que atingem seu peso ideal, diminuem ou cessam totalmente o uso de remédios para tratar problemas relacionados à obesidade.

  • Autoestima

    A criação de uma nova imagem após a perda de peso, a redução de medidas e o novo estilo de vida são fatores importantes que ajudam na motivação, autoconhecimento e despertam a sensação de segurança e impulsionam conquistas individuais em outras esferas da vida de um paciente que passa por uma intervenção de redução de estômago.

  • Hábitos saudáveis

    Após a cirurgia, uma nova rotina de alimentação é necessariamente criada. Com uma nova dieta e consequente perda de peso, pacientes que passam por processos cirúrgicos ganham disposição para a prática de atividades físicas. Todas essas mudanças ajudam o paciente a valorizar mais o bem-estar e a saúde, o que irá impactar positivamente todas as suas escolhas futuras.

Portanto, a cirurgia bariátrica é um passo importante de uma nova jornada repleta de descobertas e adaptações, que gera benefícios de curto, médio e longo prazos!

É preciso ter em mente que a cirurgia bariátrica é uma ótima ferramenta de tratamento para os obesos, mas muito mais do que emagrecer, ela deve provocar no paciente a necessidade de fazer as pazes com o hábito de se alimentar e com o próprio corpo.

Você tem dúvidas sobre a obesidade, diabetes, cirurgia bariátrica, cirurgia metabólica e dietas? Aqui no site e no canal do YouTube Instituto Dr. Paulo Reis você encontra vídeos com respostas para dúvidas frequentes, orientações de pré e pós-operatório e muito mais.

Dr. Paulo Reis Esselin de Melo
CREMEGO – 9595
Especialista em Cirurgia Bariátrica .

Posts Relacionados

Até quando você vai aceitar a obesidade na sua vida ?

Marcar Consulta