The Prime Tamandaré Rua 5, n.691, Sala 202,Setor Oeste, Goiânia/GO CEP: 74333-230

8:00 am - 18:00 pm
Seg a Sex




Preencha todos os campos para calcular

kg
m
Veja a interpretação do IMC
IMCClassificaçãoObesidade (grau)
Menor que 18,5Magreza0
Entre 18,5 e 24,9Normal0
Entre 25,0 e 29,9SobrepesoI
Entre 30,0 e 39,9ObesidadeII
Maior que 40,0Obesidade GraveIII
Seu IMC:

Obesidade e Cirurgia Bariátrica: quando o procedimento é indicado?

cirurgia-bariatrica-e-obesidade-02

Obesidade e Cirurgia Bariátrica: quando o procedimento é indicado?

Primeiramente, é preciso saber que a obesidade é um grande problema de saúde em todo o mundo. Aliás, ela já é considerada uma epidemia na sociedade ocidental.

O número de indivíduos com sobrepeso no mundo é estimado em 1,7 bilhão. No Brasil, metade da população está acima do peso, e cerca de 20% das pessoas desse grupo podem ser classificadas como obesas.

Além disso, evidências científicas continuam a demonstrar que a obesidade é um importante fator de risco para muitas doenças e está associada a morbidade e mortalidade significativas.

A cirurgia para perda de peso ajuda pessoas com obesidade extrema a emagrecer. Ela pode ser uma opção quando o paciente não puder perder peso por meio de dieta e exercícios ou ainda, se ele tiver sérios problemas de saúde causados ​​pela condição. Neste caso, o tratamento cirúrgico da obesidade é indicado para pessoas com um índice de massa corporal (IMC) de 40 kg/m².

controle de peso

Fonte: Freepik

Existem diferentes tipos de cirurgia para perda de peso. Neste sentido, elas geralmente limitam a quantidade de comida que você pode ingerir. Alguns tipos de cirurgia também afetam a forma como você digere os alimentos e absorve os nutrientes. Entretanto, todos os tipos apresentam riscos e complicações, como infecções, hérnias e coágulos sanguíneos.

Muitas pessoas que fazem a cirurgia perdem peso rapidamente, mas recuperam algum peso mais tarde. Após o procedimento, é preciso seguir todas as recomendações de dieta e exercícios, para evitar recuperar o peso.

A partir de quando é indicado a cirurgia bariátrica para controle da obesidade? 

obesidade e cirurgia bariátrica

Fonte: Freepik

A idade do paciente, bem como várias variáveis ​​relacionadas ao fator de maturidade do desenvolvimento, na decisão e no momento ideal para a cirurgia metabólica e bariátrica.

Por fim, a cirurgia bariátrica pode melhorar muitos problemas de saúde relacionados à obesidade, como diabetes tipo 2, pressão alta, níveis altos de colesterol e apnéia do sono. A cirurgia também pode levar à melhora da função física e do humor, e melhor qualidade de vida.

Então, você tem dúvidas sobre a obesidade, diabetes, cirurgia bariátrica, cirurgia metabólica, dietas? Aqui no site e no canal do YouTube Instituto Dr. Paulo Reis você encontra vídeos com respostas para dúvidas frequentes, orientações de pré e pós-operatório e muito mais.

Fotos: Freepik

Dr. Paulo Reis Esselin de Melo
CREMEGO – 9595
Especialista em Cirurgia Bariátrica .

Posts Relacionados

Até quando você vai aceitar a obesidade na sua vida ?

Marcar Consulta