The Prime Tamandaré Rua 5, n.691, Sala 202,Setor Oeste, Goiânia/GO CEP: 74333-230

8:00 am - 18:00 pm
Seg a Sex




Preencha todos os campos para calcular

kg
m
Veja a interpretação do IMC
IMCClassificaçãoObesidade (grau)
Menor que 18,5Magreza0
Entre 18,5 e 24,9Normal0
Entre 25,0 e 29,9SobrepesoI
Entre 30,0 e 39,9ObesidadeII
Maior que 40,0Obesidade GraveIII
Seu IMC:

Importância do apoio para a cirurgia bariátrica

familia

Importância do apoio para a cirurgia bariátrica

Você sabe sobre a importância do apoio para a cirurgia bariátrica?

Em primeiro lugar, a jornada de perda de peso de cada paciente é diferente e única. É necessário saber sobre a importância do apoio para a cirurgia bariátrica, os grupos de apoio à perda de peso fornecem um local onde os pacientes podem encontrar ajuda e auxiliar uns aos outros durante a viagem, tanto no pré quanto no pós-operatório.

As mudanças em sua dieta e estilo de vida após a cirurgia durarão por toda a vida. E você terá uma chance maior de sucesso a longo prazo se se cercar de pessoas que entendem e apoiam seus objetivos.

Família e Amigos

Ajude amigos e familiares a entender a importância do apoio na cirurgia bariátrica e por que você escolheu uma solução cirúrgica. Muitas pessoas têm a impressão de que a cirurgia para perda de peso é um tratamento experimental, em vez de um tratamento com mais de 40 anos de história.

Direcione-os para este site ou outra fonte de informação confiável. É importante que eles entendam que a obesidade mórbida é uma doença e que dietas não funcionam para você. 

Cônjuges

Na mesma linha, pessoas com obesidade mórbida geralmente relatam que seus cônjuges, ou outras pessoas próximas a eles, parecem desencorajar a perda de peso.

Enquanto isso, essas pessoas tendem a ver seu peso como parte de sua identidade. Entenda que este é o medo da mudança. Discuta seus motivos para fazer a cirurgia.

Certamente, as pessoas próximas a você precisam saber que sua saúde está em jogo e você contará com eles para ajudá-lo durante e após a cirurgia.

Grupos de apoio

O suporte pós-cirúrgico contínuo ajuda os pacientes submetidos à cirurgia para perda de peso a obterem o maior nível de sucesso.

Por exemplo, cercar-se de pessoas que compartilham sua situação pode ajudá-lo a manter as mudanças de estilo de vida de longo prazo necessárias após a cirurgia.

Além disso, participar de um grupo de apoio é uma ótima maneira de encontrar respostas para suas perguntas, compartilhar receitas e dicas de exercícios e receber apoio emocional.

Acima de tudo, o seu cirurgião pode ajudá-lo a encontrar um grupo de apoio em sua área ou online.

Da tomada da decisão

Para esclarecer, embora a cirurgia bariátrica tenha benefícios reconhecidos, alguns pacientes esperam vários anos antes de decidirem prosseguir e muitos pacientes contam com o conselho e apoio de familiares durante o processo de tomada de decisão. 

Usando uma análise qualitativa secundária de entrevistas transcritas, examinamos as influências dos familiares na decisão do paciente de se submeter à cirurgia bariátrica. 

Identificamos quatro temas principais: modelagem de papéis, qualidade de vida com os filhos, fatores familiares e conjugais e sucesso de conhecidos na cirurgia bariátrica. 

Enquanto isso, os participantes indicaram que ser ativo com crianças e demonstrar estilos de vida mais saudáveis ​​era importante, e que as percepções dos familiares adultos sobre a cirurgia afetam a decisão. 

Conclusão

Como as influências dos membros da família são evidentes no processo de tomada de decisão, os enfermeiros pré-operatórios devem estar cientes da influência da família e incluir membros da família e outras pessoas significativas no processo de tomada de decisão do paciente para a cirurgia bariátrica.

O suporte ao paciente pode ser da família, amigos, colegas de trabalho, vizinhos e outros pacientes que também se submeteram a cirurgia. 

No entanto, a participação da família no pré-operatório e pós operatório da cirurgia é tão importante quanto a dieta, porque posteriormente a cirurgia exige mudanças comportamentais dentro de casa para facilitar a adesão ao tratamento no pós cirúrgico. 

Algumas vezes, o apoio familiar não é dado, seja devido a falta de informação ou de consciência do fato de que a obesidade é uma doença crônica e de que, em muitos casos, a cirurgia é necessária por ser o  único tratamento.

Na maioria dos casos, os maus hábitos alimentares dos obesos são os mesmos da família.

Em razão disso, é preciso que a família esteja aberta e ciente de todas as modificações que serão necessárias após a cirurgia. ,

Você tem dúvidas sobre a obesidade, diabetes, cirurgia bariátrica e nutrição, cirurgia metabólica e sobre o que comer após a cirurgia bariátrica?

Aqui no site e no canal do YouTube Instituto Dr. Paulo Reis você encontra vídeos com respostas para dúvidas frequentes, orientações de pré e pós-operatório e muito mais.

Dr. Paulo Reis
Médico Cirurgião Bariátrico e Cirurgião Geral

CRM-GO 9595

Posts Relacionados

Até quando você vai aceitar a obesidade na sua vida ?

Marcar Consulta