- Curiosidades
- 29/04/2020
Como Fica a Alimentação Após a Cirurgia Bariátrica?
A alimentação após a Cirurgia Bariátrica é fundamental para que o paciente obtenha os resultados esperados após o procedimento cirúrgico. É preciso um comprometimento. Neste vídeo, o Dr. Paulo Reis explica a importância da alimentação após a Cirurgia Bariátrica.
Você sabia que existe uma Pirâmide Alimentar pós Bariátrica?
O Guia Alimentar utilizado em pacientes bariátricos é justamente a pirâmide bariátrica, proposta por Violet Moizé em 2013. Em resumo, ela determina uma alimentação com uso de suplementos alimentares, ingestão de água e chás claros e atividade física como base de comportamento. Além disso, prioriza as proteínas tanto ricas em ferro como ricas em cálcio, como primeiro alimento a ser ingerido, seguido de vitaminas e minerais advindos de frutas e vegetais.
Em consumo moderado o uso de carboidratos, preferencialmente os integrais e o que deve ser evitado ao máximo são bebidas alcoólicas, gaseificadas, doces e gorduras em geral.
Lembre-se que a fase inicial necessita de uma alimentação mais restrita e com consistência modificada, iniciando com os alimentos na forma líquida e evoluindo até chegar à alimentação sólida (normal). É o profissional nutricionista que vai orientar o paciente sobre os alimentos que não causam problemas após a cirurgia. Isto é, sobre como evoluir a consistência e a quantidade dos alimentos, de modo a garantir a perda de peso adequada sem comprometer a saúde.
Obs: Nenhuma das informações contidas na publicação substituem a consulta médica.
Você tem dúvidas sobre a obesidade, diabetes, cirurgia bariátrica, cirurgia metabólica, dietas? Aqui no site e no canal do YouTube Instituto Dr. Paulo Reis você encontra vídeos com respostas para dúvidas frequentes, orientações de pré e pós-operatório e muito mais.
Dr. Paulo Reis Esselin de Melo
CREMEGO – 9595
Especialista em Cirurgia Bariátrica .