- Reversão da Cirurgia Bariátrica
- 29/08/2018
Reversão da Cirurgia Bariátrica
Alguns pacientes submetidos ao Tratamento Cirúrgico da Obesidade, podem apresentar intercorrências. Nesses casos, o Dr. Paulo Reis explica o que é a Reversão da Cirurgia Bariátrica. Acompanhe:
Os médicos alertam fortemente os pacientes contra a reversão de suas cirurgias bariátricas, porque quase todos os que o fazem recuperam a maior parte do peso que perderam.
Decerto, o ganho de peso é uma possibilidade, mesmo que as cirurgias bariátricas não sejam revertidas: se alguém que faz um bypass gástrico não tiver cuidado, seu estômago pode esticar para acomodar mais comida.
Estudos mostram que a maioria dos pacientes bariátricos perde uma quantidade significativa de peso e o mantém por até 10 anos, embora os resultados em longo prazo sejam menos certos.
Casos passíveis de reversão
Além disso, a maioria dos cirurgiões reverterá uma cirurgia bariátrica apenas se o paciente apresentar complicações significativas. Isso pode incluir infecção, hérnia ao longo da incisão original ou desnutrição. Ou seja, a desnutrição também é uma possibilidade para os receptores de bypass gástrico se a paciente não tiver cuidado com a forma como se alimenta, uma vez que uma parte de seu intestino delgado não está mais em serviço.
Obs: Nenhuma das informações contidas na publicação substituem a consulta médica.
Você tem dúvidas sobre a obesidade, diabetes, cirurgia bariátrica, cirurgia metabólica, dietas? Aqui no site e no canal do YouTube Instituto Dr. Paulo Reis você encontra vídeos com respostas para dúvidas frequentes, orientações de pré e pós-operatório e muito mais.
Dr. Paulo Reis Esselin de Melo
CREMEGO – 9595
Especialista em Cirurgia Bariátrica.