The Prime Tamandaré Rua 5, n.691, Sala 202,Setor Oeste, Goiânia/GO CEP: 74333-230

8:00 am - 18:00 pm
Seg a Sex




Preencha todos os campos para calcular

kg
m
Veja a interpretação do IMC
IMCClassificaçãoObesidade (grau)
Menor que 18,5Magreza0
Entre 18,5 e 24,9Normal0
Entre 25,0 e 29,9SobrepesoI
Entre 30,0 e 39,9ObesidadeII
Maior que 40,0Obesidade GraveIII
Seu IMC:

Pós-Operatório Cirurgia de Bypass

Pós-Operatório Cirurgia de Bypass

Hoje vamos falar do Pós-operatório para cirurgia de Bypass e que serve também para o pós-operatório de outras cirurgias bariátricas.

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre a importância do acompanhamento e o cuidado que o paciente deve ter após ser submetido à cirurgia de Bypass ou a qualquer outro tipo de cirurgia para obesidade. Não basta o paciente acreditar que após a cirurgia ele não tem compromisso com equipe que operou, que ele após a cirurgia não tem mais que fazer exames. O paciente deverá sim ter o compromisso de acompanhar o médico periodicamente, bem como, realizar os exames periódicos segundo critério do médico que operou e cuidar da sua alimentação, praticar atividades físicas e acompanhar a equipe multidisciplinar do cirurgião. Um abraço a todos.

Obs: Nenhuma das informações substituem a consulta médica.

Cuidados imediatos pós-operatório

Os cuidados pós-operatório imediato após a cirurgia bariátrica, quando o paciente é encaminhado para o quarto. Neste momento, entra em ação a equipe de enfermagem e o time da fisioterapia com o intuito de mobilizar o paciente o mais precoce possível. Além disso, poucas horas após a chegada ao quarto o paciente já esta sendo estimulado a sair da cama e ir para a poltrona ou eventualmente realizar caminhadas. Junto com isso exercícios respiratórios estarão sendo feitos pela fisioterapeuta. Assim, essas medidas buscam diminuir o risco de embolia pulmonar, atelectasias e pneumonias.

Além disso, a deambulação (caminhada) precoce favorece a eliminação de gazes o que diminui os gazes abdominais que são a principal causa de desconforto abdominal no pós-operatório. Portanto, caminhadas iniciais requerem atenção maior devido ao risco de queda (lipotimia) por sensação de desmaio, que melhoram com a hidratação (soro).

Você tem dúvidas sobre a obesidade, diabetes, cirurgia bariátrica, cirurgia metabólica, dietas? Aqui no site e no canal do YouTube Instituto Dr. Paulo Reis você encontra vídeos com respostas para dúvidas frequentes, orientações de pré e pós-operatório e muito mais.

Dr. Paulo Reis Esselin de Melo
CREMEGO – 9595
Especialista em Cirurgia Bariátrica.

Posts Relacionados

Até quando você vai aceitar a obesidade na sua vida ?

Marcar Consulta