- Bypass
- 29/11/2018
Cirurgia Bariátrica Deixa Cicatriz?
Cicatriz é absolutamente normal em qualquer procedimento cirúrgico. Na dúvida de hoje o Dr. Paulo Reis desmistifica alguns pontos sobre a cicatrização na cirurgia de Bypass.
A maioria das cirurgias para perda de peso -bypass gástrico, faixa abdominal, etc. – são feitas de forma minimamente invasiva, não acessando os órgãos por meio de uma grande incisão, mas por meio de punções com ponta de dedo pequeno de 3 a 10 mm, usando uma câmera e instrumentos para o procedimento. Esses 3,4,5 pequenos locais de punção abdominal cicatrizam mais facilmente e mais rápido do que uma incisão maior e mais longa, mas ainda assim exibirão os pequenos locais de incisão.
É muito melhor estar mais saudável com uma perda significativa de peso (pressão baixa, níveis de açúcares mais baixos, respirar melhor, menos remédios, etc.) e ter uma aparência melhor com um IMC reduzido do que se preocupar com cicatrizes ou marcas muito pequenas do procedimento.
Como se forma a cicatriz?
A cicatriz começa a se formar conforme a nova pele cresce e fortalece o novo tecido. Dependendo do tamanho e formato da ferida, a cicatriz pode ser plana ou elevada, e pode aparecer rosa, vermelha ou branca. No caso da pele morena, a cicatriz pode ser significativamente mais clara do que a cor da pele. Com o tempo, essas descolorações desaparecem, embora nem sempre completamente. Uma cicatriz pode continuar a desaparecer por até dois anos.
Obs: Nenhuma das informações contidas na publicação substituem a consulta médica.
Você tem dúvidas sobre a obesidade, diabetes, cirurgia bariátrica, cirurgia metabólica, dietas? Aqui no site e no canal do YouTube Instituto Dr. Paulo Reis você encontra vídeos com respostas para dúvidas frequentes, orientações de pré e pós-operatório e muito mais.
Dr. Paulo Reis Esselin de Melo
CREMEGO – 9595
Especialista em Cirurgia Bariátrica .