A obesidade é uma doença grave e, como tal, exige cuidados tanto sociais quanto psicológicos. A cirurgia bariátrica surge como a solução em grande parte dos casos e o acompanhamento de um psicólogo se torna essencial para o sucesso da cirurgia.
A avaliação psicológica antes da cirurgia é composta de testes e entrevistas (quantidade será determinada pelo psicólogo em questão). O objetivo é preparar o paciente para que ele(a) possa tomar decisões conscientes, e também para prevenir que o procedimento seja feito em pessoas com graves psicopatologias.
A obesidade interfere na vida de formas diferentes, de acordo como cada pessoa, tanto fisicamente quanto emocionalmente. Entretanto, a perda de peso acontece de maneira muito rápida e também causa impacto na vida do ex-obeso. Ou seja, é fundamental a participação do psicólogo tanto antes da cirurgia quanto após a cirurgia, para que este paciente esteja preparado para o que virá, tanto para a cirurgia quanto o pós cirúrgico e suas etapas, de cuidados, restrições alimentares nos primeiros dias, e demais demandas.
A avaliação psicológica é um exame exigido pelo cirurgião. Nele, serão avaliados pelo psicólogo, as condições de enfrentamento, condições emocionais, cognitivas, psicológicas e sociais.
O acompanhamento psicológico se estende ao pós cirúrgico também. Esse acompanhamento permitirá melhores resultados após a cirurgia bariátrica, onde o paciente permitirá compartilhar suas angústias, vivências e auto conhecimento. Fundamentais para aprender a lidar com a ansiedade, estresse e compulsões.
Ou seja, o acompanhamento psicológico se faz de indispensável na equipe multiprofissional para a saúde emocional do ex-obeso.