ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO PRÉ E PÓS OPERATÓRIO DE CIRURGIA BARIÁTRICA
A fisioterapia pode atuar tanto no pré-operatório quanto no pós-operatório, tendo como seu principal objetivo diminuir as chances de complicações no sistema cardiopulmonar, músculo esquelético e metabólico.
A fisioterapia no pré-operatório tem como finalidade melhorar a capacidade respiratória e função pulmonar, esclarecer ao paciente sobre os efeitos da anestesia, como ele se sentirá no pós-operatório, orientações para realização de exercícios físicos e respiratórios, conscientização da importância da deambulação precoce, prevenindo complicações pós-operatórias. A atividade física no pré-operatório surtem mais efeitos que apenas medidas pós-operatórias, trazendo como benefícios o aumento da flexibilidade, força e equilíbrio e redução do risco de algumas doenças.
A fisioterapia respiratória contribui de forma clínica e terapêutica para a melhora da função pulmonar. Diversas técnicas podem ser utilizadas para recuperação pós-operatória e redução da incidência de complicações pulmonares em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica. A escolha do método a ser aplicado depende da identificação da técnica fisioterapêutica mais eficaz, importante ainda é adquirir todas as ferramentas que a fisioterapia respiratória oferece para a adaptação a cada paciente, conforme suas necessidades, proporcionando recuperação gradual da dinâmica toracoabdominal.
Condutas após a cirurgia bariátrica para a melhora da função respiratória podem basear-se em manobras de higienização brônquica, reexpansão pulmonar, exercícios respiratórios, treino de padrão respiratório diafragmático e fisioterapia motora. Minimizando os riscos de complicações pulmonares, por colaborarem para o aumento das capacidades pulmonares e residual funcional, resultando em índices cada vez menores de atelectasias e pneumonias pós-operatórias. Entretanto a fisioterapia tem uma evolução satisfatória na recuperação motora e respiratória no pré e pós-operatório, com visível melhora na qualidade de vida dos pacientes.